Atividades » Fisioterapia Infantil

Facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) – KABAT
Tem como proposta fundamental auxiliar o indivíduo no processo de reabilitação e/ou na melhora de sua condição física, através de maior aprendizagem motora e performance, flexibilidade, aumento da amplitude de movimento, fortalecimento muscular e coordenação motora.
A técnica utiliza-se de padrões motores orientados contra resistência que permite ao paciente criar e recriar estratégias de movimentos funcionais. Todas as atividades dentro das intervenções com FNP têm um objetivo funcional, respeitando a anatomia e biomecânica dos movimentos empregados nas atividades de vida diária do paciente.


Conceito de Tratamento Neuroevolutivo – BOBATH
Baseia-se na facilitação dos movimentos normais através das sensações e dos movimentos com concomitante inibição de padrões anormais. Este método é aplicado precocemente em bebês como estímulo ao desenvolvimento motor adequado, e em crianças, adolescentes e adultos através de manuseios específicos "orientados", tanto ativos quanto passivos. Utiliza-se equipamentos como: bolas, rolos, andadores e outros, permitindo ao paciente a aquisição de novas habilidades. O paciente adquire maior capacidade sensorial e motora dos seus movimentos, alcançando um lugar de maior funcionalidade e independência.


Integração Sensorial
É o processo em que o cérebro e outras estruturas do sistema nervoso organizam e interpretam os estímulos externos como o movimento, o toque, o cheiro, o olhar e o som para produzir uma resposta sensoriomotora eficiente e adequada. A terapia pela integração sensorial faz uso de atividades neurosensoriais e neuromotoras com material específico tipo balanço, bolas, rolos, skates, redes e etc, para estimular a habilidade intrínseca do cérebro em se reparar.
Uma terapia eficaz traz como benefícios a melhora da atenção, da concentração, da compreensão e do controle da impulsividade, além de melhora do tônus muscular, das reações de proteção e de equilíbrio, coordenação e incremento do repertório motor, facilitando a aquisição e o refinamento das habilidades motoras daquele que a pratica, principalmente nas crianças.


Reequilíbrio Tóraco-Abdominal – RTA
Baseia-se na reorganização das alterações mecânicas resultantes do desequilíbrio de forças entre a musculatura inspiratória (torácicos) e expiratória (abdominais). O objetivo maior deste método é incentivar a ventilação pulmonar, reorganizar o sinergismo muscular respiratório, reintegrar a respiração com as atividades sensório-motoras globais, possibilitando ao paciente um menor esforço muscular respiratório no repouso e nas atividades funcionais além de facilitar a correção da postura corporal.







Av. N. S. Copacabana, 1018 | Salas 1103 e 1104 - Copacabana - RJ
Tel: (21) 2513-3167 | 98499-1301
contato@espacoemmovimento.com.br