Método McKenzie® » O Método

Desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie, o Método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (MDT) vem conquistando cada vez mais adeptos em diversos países, sendo recomendado como o tratamento de primeira escolha para problemas musculares e articulares, principalmente de coluna. O método é antes de mais nada um sistema de avaliação que quando bem executado levam a um diagnóstico mecânico preciso, que determina o tratamento específico adequado para cada paciente.

O sistema pode ser dividido em três partes: Avaliação, Tratamento e Profilaxia.

Avaliação:
A avaliação mecânica, única do Método McKenzie®, busca compreender através da história do paciente e da aplicação de estratégias de carga (movimentos repetidos ou posições mantidas), o comportamento da dor e da função e assim obter um diagnóstico mecânico.

Tratamento:
É específico para cada paciente e consiste em movimentos ou posições que o paciente realiza sozinho e que podem ser facilmente adaptáveis ao dia-a-dia, seja no trabalho, em casa ou no lazer. Caso o autotratamento não seja suficiente para resolver o problema, o profissional treinado no Método aplica técnicas manuais complementares.

Profilaxia:
Além do tratamento, o Método McKenzie® tem como objetivo a prevenção de recorrências. Como o paciente entende o seu problema e aprende os exercícios de autotratamento, ele será capaz de reduzir a chance de reincidência.


O que eu devo esperar da fisioterapia pelo Método McKenzie?
O fisioterapeuta habilitado coletará o histórico da sua dor (onde ela é, como começou e há quanto tempo, qual a intensidade e fatores que agravam e aliviam) e em seguida fará um exame físico para verificar movimentos e limitações. Nesse momento, o fisioterapeuta identificará se o seu problema é mecânico ou não e você iniciará o programa de tratamento com o objetivo de solucionar o problema atual e prevenir futuros episódios.

O programa em geral contém movimentos simples e orientações de posturas que você pode fazer no dia a dia, em qualquer lugar. A maioria dos nossos pacientes começa a perceber uma redução na dor e melhora de alguns movimentos na primeira consulta. Nosso objetivo é que você experimente uma melhora real até a terceira visita.

O programa de tratamento poderá também incluir exercícios e terapia manual, estabilização, fortalecimento, propriocepção e orientações de ergonomia.





Av. N. S. Copacabana, 1018 | Salas 1103 e 1104 - Copacabana - RJ
Tel: (21) 2513-3167 | 98499-1301
contato@espacoemmovimento.com.br